A auriculoacupuntura consiste em uma técnica da acupuntura, que utiliza-se do estímulo de determinados pontos que se localizam no pavilhão auricular com o intuito de reequilibrar o organismo.
Normalmente, tanto as sementes quanto as agulhas semi-permanentes, ficam fixadas ao pavilhão auricular, com a ajuda de um esparadrapo (ou micropore) e permanecem fixadas por um período de 5 a 7 dias, quando devem retornar ao terapeuta para reavaliação e recolocação das mesmas.
Como a Auriculoacupuntura segue princípios da Medicina Chinesa, assim como a Acupuntura sistêmica, têm uma indicação para os mais variados sintomas e patologias, já que o seu objetivo é reestruturar o equilíbrio geral do corpo.
Dentre estes sintomas podemos citar: insônia; estresse; depressão;vícios; ansiedade; compulsão alimentar; prisão de ventre; rinite; TPM; sinusite; dores em geral, lombalgia; tensão; gastrites, etc.
A aurículoacupuntura pode ser aplicada como técnica exclusiva ou como complemento a outras terapias como a homeopatia, a própria acupuntura, fitoterapia, massagens, terapias florais, e até mesmo nos tratamentos alopáticos tradicionais, onde ela atuará como auxiliar e não como substituição aos tratamentos médicos.
Existem vários benefícios apresentado pela técnica: é de fácil manejo e aplicação, os resultados são rápidos e eficientes, é econômica, pode-se usar em conjunto com outras técnicas, tem poucas contra indicações, pode-se tratar de maneira terapêutica e preventiva, além de ser praticamente indolor.
Apesar de serem poucas as contra indicações existem e são elas: alguns pontos não podem ser estimulados em mulheres grávidas; pacientes muito debilitados, cansados ou a muito tempo sem comer; casos severos de anemia; inflamações ou lesões no pavilhão auricular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário