segunda-feira, 19 de maio de 2014

COMO LIMPAR AS EMOÇÕES NEGATIVAS QUE NOS IMPEDEM DE EMAGRECER

 Se você é dessas pessoas que promete comer só um bombom e quando vê já comeu a caixa toda, ou daquelas que jura começar a dieta na segunda feira e quando dá por si já é terça da outra semana: acredite há uma saída!



Na realidade quando nos propomos a fazer uma dieta ou diminuir o consumo de doces, refrigerantes ou quando decidimos de uma vez por todas perder todos aqueles quilos extras, e não conseguimos cumprir nem o primeiro dia, acredite: Não somos os piores seres da Terra!! Por mais que venha essa sensação. Acontece que existe um processo na EFT (Técnicas de libertação Emocional – tem um link no final do artigo) chamado de Reversão Psicológica. 
A Reversão Psicológica é na realidade aquilo que muitos conhecem como auto-sabotagem. E ela acontece de forma inconsciente. Não nos sabotamos propositalmente. Acabamos não cumprindo nossas decisões e promessas porque existem sentimentos, emoções, pensamentos e crenças internas que foram interiorizados em nós  a partir de nossas experiências traumáticas, e nos impedem de agirmos de acordo com o que seria o mais lógico.
O nosso inconsciente tem como objetivo nos proteger, então, toda vez que sentimos uma emoção negativa (que derivou de alguma vivência traumática), ele rapidamente busca vivenciar algo que gere prazer  com o objetivo de eliminar aquela dor...
O que acontece com grande parte das pessoas  com “compulsão” por comida, é uma forma de encontrar nos “alimentos prazerosos”, uma fuga para qualquer tipo de angustia ou dor emocional. Como comer dá prazer, e inconscientemente não quereremos entrar em contato com nossas angustias, acabamos comendo mais e mais e mais...
Claro que o fator emocional não é o único que influencia no excesso de peso, mas uma grande porcentagem está sim diretamente relacionada.
Uma das frases que mais escuto no consultório quando estou fazendo a Anamnese (avaliação) é:  “Eu não como por fome, mas como por ansiedade!!”, “ Não consigo! Quando vejo já comi o pacote todo!”. E porque não se consegue racionalmente parar e fazer uma avaliação de que não é mais necessário aquele outra metade do pacote?
 Simplesmente porque não é sua mente racional, seu lado esquerdo que está fazendo você comer compulsivamente e sim, seu lado direito, o lado do cérebro que age a partir das emoções. E como reunimos uma imensa quantidade de angustias e dores emocionais, muitas das quais nem temos consciência , não encontramos força para encarar essas dores e superar a vontade de comer toda a caixa de bombom ou o terceiro pedaço de pizza!!
Estamos condenados à viver em função de nossas emoções?? E engordar cada vez mais?
Graças a Deus não!! Existem muitas formas de liberar essas dores emocionais!
A primeira coisa a se fazer é tomar consciência de que elas existem. É entender que existe algo por traz da compulsão e principalmente criar a coragem de entender que nosso corpo, através das doenças e da obesidade também, está nos mostrando que algo não vai bem, que estamos descontando na comida uma dor maior. Então podemos nos perguntar: O que será? Do que será que estou fugindo? Que dor, ou emoção pode estar se escondendo através da ânsia em comer??
Uma vez tratei uma paciente que tinha ansiedade em comer e a medida que fomos fazendo as rodadas de EFT ela se lembrou de uma época quando era mais nova e chegou a passar fome, mas fome mesmo. Uma época em que pensou que podia morrer de fome. Então como se traduz essa lembrança para o inconsciente?
Em medo de passar fome e consequentemente,  em “desespero” por comer... É real o medo de passar fome! O corpo sabe qual é a sensação! Ele já sentiu aquilo! Hoje não é mais uma ameaça, o lado racional sabe disso, mas a emoção ficou lá e causou uma interrupção no fluxo energético do corpo. Hoje se traduz em compulsão.
Na maioria das vezes,  o fato de termos sobrevivido as situações não significam que elas foram resolvidas. Elas na maioria das vezes estão “tamponadas” na nossa lembrança.
Então o primeiro passo é : reconhecer que esses bloqueios existem e tentar identificá-los.
Uma segunda possibilidade para não ficarmos refém das nossas emoções é aplicar a EFT.
Se você ainda não leu o artigo sobre o que é a EFT, clique no link e saiba mais: http://lualterapias.blogspot.com.br/p/eft-acupuntura-emocional-sem-agulhas.html
Podemos através da EFT,  limpar gradativamente nossas lembranças, emoções negativas que marcaram nossa vida e ir aos poucos eliminando a ansiedade em comer que nesse caso não precisará esconder mais nenhum sentimento.
Em breve vou começar  dois grupos de EFT: um grupo on-line e outro presencial no consultório em Contagem, específico para trabalharmos a EFT aplicada ao Emagrecimento. Se você mora na região metropolitana de BH e se interessa em participar, ou se interessa em fazer on-line, acesse o link abaixo,  saiba mais  e se cadastre para ser avisado (a) quando o grupo for iniciar:
E se você puder , comente sobre esse artigo, é muito importante saber  sua opinião para poder entender melhor o que você precisa e poder escrever sobre como as técnicas de terapias holísticas podem ajudar você!
E se você gostou ou acha que esse conteúdo pode ser relevante para alguém, compartilhe!!
Sou grata!

Um abraço,
Luana


Um comentário:

  1. Como faço pra me consultar com você? Passo por um período depressivo e consequentemente por compulsão, e gostaria de me curar.

    ResponderExcluir